Mais consciência, menos impacto: estudantes dão exemplo no descarte eletrônico

Na semana do meio ambiente, o Colégio CBV inicia o projeto EcoTech, uma ação de educação ambiental realizada em parceria com a ONG Sempre Viva. O objetivo é mobilizar toda a comunidade escolar — alunos, famílias, professores e colaboradores — para refletir sobre práticas mais sustentáveis, com foco no descarte correto de resíduos eletrônicos. A proposta nasce do entendimento de que o lixo eletrônico representa um dos grandes desafios ambientais da atualidade e da necessidade de engajamento por parte de toda a comunidade para que o descarte seja feito de forma sustentável.

Mais do que uma campanha ambiental, o EcoTech proporciona uma vivência pedagógica rica e significativa. Os alunos assumem o papel de agentes multiplicadores, estimulando mudanças de comportamento dentro e fora do ambiente escolar. “Para nós, é uma oportunidade também de realizar um trabalho com nossos estudantes alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, incentivando práticas conscientes no uso e descarte de recursos tecnológicos”, afirma a diretora pedagógica do Colégio CBV Jessica Areval.

Ao longo da iniciativa, os alunos serão incentivados a aprofundar os conhecimentos sobre o tema, debatendo soluções para o descarte consciente de equipamentos como celulares, pilhas, carregadores, baterias e fones de ouvido. Como parte das ações, a escola também funcionará como ponto de coleta, integrando a vizinhança à causa e promovendo o engajamento coletivo. “Dessa forma, o projeto contribui diretamente para o desenvolvimento de competências socioambientais e de responsabilidade cidadã”, ressalta a diretora.

O EcoTech reforça o papel da escola como espaço de transformação social, em que valores como cidadania, respeito ao meio ambiente e participação comunitária são vivenciados na prática. “A partir dessa experiência, o Colégio CBV reafirma o seu compromisso com uma educação integral, que forma não apenas bons alunos, mas cidadãos engajados na construção de um futuro mais consciente, sustentável e alinhado aos compromissos globais do século XXI”, salienta Jessica.

A campanha teve início na segunda-feira (2) e vai até o dia 20. A entrega dos materiais arrecadados pelos alunos à ONG Sempre Viva será feita no dia 27.

Continue lendo

Pets e as festas de fim de ano: Como minimizar riscos e proteger os bichinhos

Abertura total do mercado de energia inaugura nova era para consumidores

Programa de internacionalização universitária leva alunos a vivência acadêmica imersiva em Lima, no Peru

Instituições de ensino superior ampliam presença em escolas públicas e privadas e reforçam conexão com estudantes do Ensino Médio

Pobre Juan apresenta menu especial de fim de ano com assinatura do chef

Chef revela bastidores da excelência do Pobre Juan: “O segredo é o carinho com as pessoas”

13º salário deve impulsionar varejo, serviços e planejamento financeiro das famílias, aponta economista

Padre Damião Silva lança, nesta sexta-feira (05), a música Luzes de Natal

Pesquisa analisa comportamento de agressores em casos de violência doméstica e orienta ações de proteção às vítimas

Reciclagem de óleo de cozinha vira aliada contra alagamentos e inspira práticas sustentáveis no Recife

Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

Aluna de Gastronomia da Wyden é campeã do Chef Show Norte-Nordeste 2025

Arquitetura e clima: especialistas se reúnem no Recife para propor soluções sustentáveis

Estudante pernambucano tem recebe título de melhor trabalho no 20º Colóquio de Moda

Shopping Patteo Olinda promove Halloween Pet com cãocurso de fantasias e arrecadação de ração para ONG

Pobre Juan recebe o chef Dario Cecchini para sequência de jantares