A importância do cuidado com a saúde mental nos tempos atuais

Em meio a uma crescente crise de saúde mental, a atuação do psicólogo se torna cada vez mais essencial. Dados de 2024 apontam que mais de 400 mil pessoas foram afastadas do trabalho por questões relacionadas à saúde mental, um aumento de 60% em relação ao ano anterior, segundo o Ministério da Previdência Social, sem contar aqueles que não tiveram acesso ao afastamento. Esse cenário reforça a necessidade de profissionais capacitados para oferecer acolhimento, orientação e suporte.

Segundo Lucas Glasner, professor de Psicologia do Centro Universitário UniFBV Wyden, a psicologia atua em diversos cenários, desde equipes multiprofissionais do SUS e clínicas-escolas até organizações do terceiro setor e consultórios privados. “A psicologia oferece espaço de escuta e acolhimento em uma sociedade que valoriza a aceleração e a produtividade. Ela é contracultural nesse sentido, promovendo reflexão, autoconhecimento e cuidado emocional”, explica Glasner.

Ainda existe preconceito em procurar ajuda psicológica, e a terapia muitas vezes é associada apenas a pessoas “com problemas”. “Terapia é para todos, mas nem todo mundo precisa dela, e nem tudo se resolve na psicoterapia. É um processo de autoconhecimento que exige engajamento e paciência”, desmistifica.

A pandemia intensificou problemas como ansiedade, depressão e burnout, especialmente em países da América Latina, como o Brasil. “Nunca mudamos tanto em tão pouco tempo e estamos tão sobrecarregados de informações. A psicologia contribui oferecendo estratégias para lidar com essas mudanças e fortalecendo o senso de conexão e pertencimento”, comenta o professor.

Para quem ainda tem receio de buscar ajuda, o professor deixa uma mensagem clara: “Aceitar que precisa de ajuda é o primeiro passo. Reconheça que você não precisa ser ‘forte’ o tempo todo e que sempre haverá alguém disposto a ouvir”, destaca. “A reflexão é clara: valorizar a saúde mental é tão essencial quanto cuidar do corpo, e o trabalho do psicólogo é fundamental para garantir bem-estar, acolhimento e qualidade de vida em um mundo cada vez mais acelerado”, finaliza.


Continue lendo

Pets e as festas de fim de ano: Como minimizar riscos e proteger os bichinhos

Abertura total do mercado de energia inaugura nova era para consumidores

Programa de internacionalização universitária leva alunos a vivência acadêmica imersiva em Lima, no Peru

Instituições de ensino superior ampliam presença em escolas públicas e privadas e reforçam conexão com estudantes do Ensino Médio

Pobre Juan apresenta menu especial de fim de ano com assinatura do chef

Chef revela bastidores da excelência do Pobre Juan: “O segredo é o carinho com as pessoas”

13º salário deve impulsionar varejo, serviços e planejamento financeiro das famílias, aponta economista

Padre Damião Silva lança, nesta sexta-feira (05), a música Luzes de Natal

Pesquisa analisa comportamento de agressores em casos de violência doméstica e orienta ações de proteção às vítimas

Reciclagem de óleo de cozinha vira aliada contra alagamentos e inspira práticas sustentáveis no Recife

Black Friday 2025 deve movimentar mais de R$ 8 bilhões no Brasil, com foco em descontos reais e experiência do consumidor

Aluna de Gastronomia da Wyden é campeã do Chef Show Norte-Nordeste 2025

Arquitetura e clima: especialistas se reúnem no Recife para propor soluções sustentáveis

Estudante pernambucano tem recebe título de melhor trabalho no 20º Colóquio de Moda

Shopping Patteo Olinda promove Halloween Pet com cãocurso de fantasias e arrecadação de ração para ONG

Pobre Juan recebe o chef Dario Cecchini para sequência de jantares